Isto É Notícia

Cláudia Pucuta nomeada para os Prémios Sotigui no Burkina Faso pelo seu papel em ‘Nossa Senhora da Loja do Chinês’

Partilhar conteúdo

A actriz angolana Cláudia Rosa Pucuta, que protagonizou o papel de ‘Domingas’ no filme ‘Nossa Senhora da Loja do Chinês’, do realizador angolano Ery Claver, foi nomeada para os Prémios Sotigui 2023, na categoria de Melhor Actriz da África Austral, anunciou a própria através da sua página da rede social Facebook.

Os Prémios Sotigui, conhecidos como a ‘Noite Sotigui’, foi lançada em 2016, em homenagem ao actor maliano, nascido no Burkina Faso, Sotigui Kouyaté, falecido em Paris, a 17 de Abril de 2010. O evento distingue, anualmente, actores e actrizes do cinema africano e da sua diáspora, e é organizado no Burkina Faso.

A cerimónia de entrega dos Prémios Sotigui tem como objectivo mostrar e premiar, em várias categorias, os melhores talentos do cinema africano em todo o mundo, e, desde a sua criação, os Prémios Sotigui contaram com a presença de vários actores do Burkina Faso e de África.

À semelhança dos Óscares do Cinema nos Estados Unidos ou da cerimónia do César em França, os Prémios Sotigui reconhecem anualmente os melhores actores-comediantes do cinema africano e da diáspora em várias categorias.

O filme

O longa-metragem ‘Nossa Senhora da Loja Chinesa’ é um drama angolano, lançado em 2022, ainda na fase da covid-19, escrito e realizado por Ery Claver, que faz a sua estreia como director de longa-metragem.

O filme foi rodado (gravado) todo ele em Luanda, tendo o seu enredo se baseado no colonialismo, imperialismo, religião e mal-estar nacional.

Produzido pela Geração 80, o filme ‘Nossa Senhora da Loja do Chinês’, protagonizado por Cláudia Pucuta e David Caracol, nos papéis principais, é descrito na sinopse como um “bizarro conto urbano”, que revela uma família e uma fachada de cidade cheia de ressentimento, ganância e tragédia.

A história do filme desenrola-se a partir do momento em que um comerciante chinês leva a um dos bairros de Luanda uma singular imagem de plástico sagrado de ‘Nossa Senhora’. Diante do facto, uma mãe enlutada busca a paz, um barbeiro atento inicia um novo culto e um jovem desorientado busca vingança por seu amigo perdido.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados