Cidadão é detido no Bengo após tentar abusar sexualmente a própria mãe
Um cidadão de 29 anos de idade foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Bengo, acusado de tentativa de abuso sexual contra a própria mãe. A informação foi avançada, na segunda-feira, 23, pelo porta-voz do SIC Bengo, sub-inspector de investigação criminal Peterson Cassule.
De acordo com o oficial do SIC, o facto ocorreu no município do Pango Aluquém, na madrugada do dia 20, quando o acusado, sem roupas, dirigiu-se ao quarto da mãe e começou a acariciar a mesma.
A acção foi flagrada por uma vizinha que ouviu os gritos de socorro da vítima e saiu em sua defesa, accionando de imediato os órgãos policiais.
O responsável disse que o detido já esteve a cumprir uma pena de prisão no Estabelecimento Penitenciário do Caboxa, por ter abusado sexualmente uma menor de dez anos, em 2018. Condenado a quatro anos de prisão efectiva, o jovem estava em liberdade desde 2022.
Micro-operações
O SIC no Bengo realizou, no período de 20 a 23 de Janeiro, várias micro-operações, nos bairros Kitongola e Burgalheira, no município do Dande, e no bairro Camizunge, no município de Pango Aluquém, resultando na detenção de seis cidadãos nacionais, com idades compreendidas entre os 19 e os 32 anos, implicados nos crimes de tentativa de abuso sexual, roubo qualificado, furtos e exercício ilegal de profissão.
Segundo o sub-inspector de investigação criminal Peterson Cassule, as micro-operações foram realizadas em cumprimento de mandados de detenção, que resultaram na apreensão de uma arma de fogo do tipo mini-uzi e fármacos diversos com os prazos de validade vencidos.
Os detidos foram todos presentes ao Ministério Público para procedimentos judiciais.