Centenário de Neto e ano eleitoral ‘forçam’ alteração pontual do formato do ‘Top do Mais Queridos’

A edição 2022 do ‘Top dos Mais Queridos’ vai celebrar, no dia 7 de Outubro, no Centro de Conferências de Belas, o centenário do primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, numa homenagem póstuma ao considerado ‘Poeta Maior’ da literatura angolana.

Diferente dos anos normais, a edição de 2022 não terá o carácter competitivo, devido ao facto de se tratar de um ano eleitoral, e a razão está em parte relacionada com uma palavra-chave que é transversal à política e aos concursos musicais.

“Para evitar confundir o público ouvinte, a Rádio Nacional de Angola (RNA) normalmente altera a grelha de programação dos anos eleitorais, por imperativo legal, pois a expressão vote é uma palavra-chave, quer para o concurso do ‘Top dos Mais Queridos’, como para a concorrência política”, justificou, em conferência de imprensa, o presidente do Conselho de Administração da estação pública, Pedro Cabral.

Agostinho Neto completaria, se fosse vivo, 100 anos de idade no dia 17 de Setembro, e o facto é apresentado como razão bastante para que a edição do ‘Top dos Mais Queridos’ deste ano tenha como foco o enaltecimento dos seus feitos, perpetuar os seus textos poéticos, que até hoje inspiram composições e canções de artistas angolanos e estrangeiros.

Além de homenagear o homem de cultura, o evento celebra também o quadragésimo aniversário desde a sua criação, num formato diferenciado, sem concorrentes, júris, nem votos do público.

Esta edição do evento vai contar com um formato opereta, divididos em três partes e com várias modalidades artísticas, tais como a música, a dança, o teatro e um recital de poesia.

O ‘Top dos Mais Queridos’ é um concurso que se dedica à promoção e à divulgação da música angolana. Criado em 1982, numa iniciativa cultural da Radiodifusão Nacional de Angola-EP (RNA-EP), o evento tem como objectivo premiar as músicas de cantores individuais ou bandas, mais ouvidas nos vários canais do grupo de radiodifusão, envolvendo os ouvintes através de um processo de selecção das canções em concurso por meio de votação.

Irinea Lukombo

Irinea Lukombo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.