Carlos Morais ausente da convocatória para o Pré-Olímpico de Valência. Amargo de boca com a FAB parece confirmar o fim da internacionalização do extremo-base
A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) anunciou, nesta terça-feira, 14, em Luanda, os 24 jogadores seleccionados para a pré-selecção nacional sénior masculina, visando o Torneio Pré-Olímpico, a disputar-se de 2 a 7 de Julho, em Valência (Espanha).
Dentre os convocados, salta à vista a ausência, uma vez mais, do extremo-base Carlos Morais, o que, a julgar pela idade, 38 anos, pode dar indicações de que estamos diante de ‘adeus amargo’ de um dos maiores lançadores da selecção nacional.
Esta ausência de Carlos Morais poderá ser justificada pelo clima de crispação vivido no ano passado entre o jogador e a FAB, motivado pela ausência do jogador no conjunto nacional para jogos de qualificação ao Mundial na Ásia.
Tudo terá começado quando, em Janeiro do ano passado, o técnico espanhol Pep Clarós afirmou — em declarações à imprensa, aquando do lançamento da participação da selecção nacional sénior masculina de basquetebol na 5.ª janela de qualificação ao Mundial FIBA 2023 — que não convocou Carlos Morais porque este estava constantemente a pedir dispensa por motivos de lesão.
Entretanto, em resposta, o extremo-base veio a público, através de uma live na plataforma Instagram, desmentir as declarações de Pep Clarós de que estaria lesionado e impossibilitado de dar o seu contributo à selecção nacional de basquetebol. Na ocasião, Carlos Morais disse desconhecer o motivo da ausência, tendo atribuído a total responsabilidade aos critérios da FAB.
De lá para cá, a FAB e o técnico espanhol decidiram deixar de fora o jogador de todas as competições, embora este já esteja na fase final da sua carreira, tornando amargo o fim de Carlos Morais no conjunto nacional, liderado pelo espanhol, que é coadjuvado por Aníbal Moreira, Miguel Lutonda e Carlos Coute.
O Torneio Pré-Olímpico é uma competição qualificativa para os Jogos Olímpicos de Paris (França), a disputar entre Julho e Agosto próximo.
Na fase inicial, Angola está enquadrada no grupo A e enfrentará a Espanha, no dia 3 de Julho, e o Líbano, no dia seguinte (4).
Convocatória
Bases
Childe Dundão (Petro de Luanda), Elcane Paca (1.º de Agosto), Eduardo Simão (Petro B), Tedoyame Simão (Sporting Clube de Braga de Portugal), Dimitri Maconda (LWD Basket Netherlands), Aguinaldo Neto (NBA-Africa Academy) e German – Ali Obama (Alginet (Espanha)
Extremo Base
Gerson Gonçalves (Petro de Luanda) e Shelton Miguel (South Florida Bulls (NCA-USA)
Extremo
Eduardo Francisco (Sport Lisboa e Benfica de Portugal), Jerónimo Luís (Tartiere Auto Gijón Baske da Espanha), Milton Valente (Maia Basket de Portugal), Wilson Ambrósio (Interclube), Paulo Bala (Zentro Basket de Portugal), Jonatão Ndjungu (Interclube) e Wheza Panzo (Iona NCAA USA)
Extremo Poste
João Fernandes (UD Oliveira de Portugal), Bruno Fernando (Atlanta Hawks – NBA), Sílvio de Sousa (Aris Salónica da Grécia), Abou-bakar Gaku (Petro de Luanda), Jilson Bango (Basketball Lowen Braunschweig da Alemanha), Kevin Kokila (JL Bourg-en-Bresse de França), Teotónio Dó (Petro de Luanda) e Macaxi Braz (1º de Agosto).