Canadá. Primeiro-ministro convoca eleições antecipadas para 20 de Setembro

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, convocou este domingo, 15, eleições antecipadas para 20 de Setembro do corrente,  justificando que precisa de um novo mandato para garantir que os eleitores aprovam o plano do governo para a recuperação da pandemia.

Informações avançadas pela Reuters, e retomadas pela agência Lusa, apontam que Trudeau acredita que as altas taxas de vacinação contra a Covid-19 — cerca de 64% da população do país está totalmente vacinada — e uma recuperação económica pós-pandemia o ajudará a prolongar e fortalecer seu controlo do poder.

“As decisões que o seu governo tomar agora vão definir o futuro em que os seus filhos e netos vão crescer”, afirmou aos jornalistas. “Então, neste momento crucial e importante, quem não gostaria de ter uma palavra a dizer?”

As sondagens indicam que os liberais têm a oportunidade de voltar a conquistar as eleições e desta vez com maioria da Câmara dos Deputados.

Uma sondagem divulgada na quinta-feira pela empresa Abacus Data indicava que o Partido Liberal pode obter 37% dos votos, o PC 28% e o NPD 20%.

*Com agência de notícias

Avatar

Isto é Notícia

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *