Isto É Notícia

Bureau Político do Comité Central do MPLA ‘saca uma da cartola’ e propõe a divisão da província de Luanda em duas

Partilhar conteúdo

O Secretariado do Bureau Político do MPLA recomendou, nesta sexta-feira, 21, os deputados da sua bancada na Assembleia Nacional a introdução de uma adenda no debate parlamentar sobre a ‘Nova Divisão Político-Administrativa’ do país, que resultaria na criação de uma terceira nova província, a partir da divisão de Luanda.

Sem adiantar as razões de fundo para a repentina e surpreende iniciativa, o comunicado do Secretariado do Bureau Político do Comité Central do MPLA, lido pelo seu secretário para Informação, Esteves Hilário, limita-se a dar nota de que o partido no poder apreciou, durante a 10.ª Reunião Extraordinária, a proposta de Divisão Político-Administrativa do país em debate na especialidade no Parlamento.

Sob a presidência de João Lourenço, presidente do partido e da República, o Bureau Político do MPLA apreciou igualmente questões ligadas à vida interna do MPLA e à situação socioeconómica do país.

“Nesta ocasião, apreciou a proposta de divisão político-administrativa em discussão em discussão na Assembleia Nacional, tendo recomendado o seu grupo parlamentar sobre a possibilidade de criação de uma terceira província, resultante da divisão da província de Luanda”, avançou Esteves Hilário no comunicado.

A proposta em debate na especialidade na Assembleia Nacional previa apenas a uma nova divisão político-administrativa das províncias do Moxico e do Kuando Kubango, pelo que Luanda nunca esteve sequer na iminência de ver alargado o seu escopo político-administrativo e nem tão-pouco a sua divisão em duas.

Congresso extraordinário

Em face dos 50 anos da independência de Angola, cujas comemorações começam a ser realizadas a partir do dia 11 de Novembro do corrente ano, o Bureau Político do MPLA decidiu realizar um congresso extraordinário em Dezembro próximo, para proceder ao balanço deste importante marco na história recente do país, tendo recomendado a sua convocação aos órgãos competentes, nos termos dos estatutos do país.

O Bureau Político do MPLA analisou também o estado de preparação do 9.º Congresso da JMPLA, o seu braço juvenil, a realizar-se no mês de Novembro de 2024, tendo dado nota positiva.

Por último, saudou a forma como decorrem as assembleias de renovação de mandatos a nível das suas organizações de base e recomendou o contínuo engajamento dos militantes no referido processo.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados