Isto É Notícia

BNA oficializa corte da taxa de custódia sobre o excesso de reservas livres dos bancos depositadas no banco central

Partilhar conteúdo

O Banco Nacional de Angola (BNA) oficializou a eliminação da taxa de custódia sobre o excesso de reservas livres dos bancos depositadas na instituição supervisora do mercado financeiro.

Através de um aviso, publicado nesta quinta-feira, 30, na sua página oficial, o banco central angolano revogou o instrutivo n.º 08/23, de 19 de Julho — diploma que conduzia os procedimentos sobre a taxa de custódia aplicável às reservas livres dos bancos comerciais depositadas no Banco Nacional de Angola.

Segundo o prospecto do regulador, já foi cumprido o objectivo de mobilização de recursos ociosos no sistema financeiro bancário para o reforço da intermediação financeira entre as instituições financeiras bancárias e os agentes económicos.

Recorde-se que, há pouco mais de uma semana, o Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA) reuniu e decidiu, devido à trajectória crescente da inflação, uma série de resoluções para tentar travar a escalada inflacionária.

Dentre as decisões do encontro destaca-se o aumento da taxa de juro directora para 18% face os 17% anterior, o aumento em 18% do coeficiente das reservas obrigatórias em moeda nacional e a agora oficializada eliminação da taxa de custódia sobre o excesso de reservas livres das instituições financeiras bancárias depositadas no banco central.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados