BNA exige às instituições financeiras bancárias informações diárias sobre as taxas de câmbio indicativas de compra e venda de divisas
As instituições financeiras bancárias que operam na Plataforma FXGO da Bloomberg vão passar, a partir do dia 13 deste mês, a submeter ao Banco Nacional de Angola (BNA) as taxas de câmbio indicativas de compra e venda de Dólar, Euro e Rand sul-africano (ZAR).
A medida vem expressa na Directiva n.º 04, do Departamento de Mercados do BNA, à qual este portal teve acesso, e determina que os bancos que actuam na referida plataforma deverão submeter as suas taxas indicativas das 8h30 às 13h30, todos os dias.
As instituições financeiras bancárias são também orientadas a actualizar as suas taxas de câmbio indicativas ao longo do dia operacional.
As taxas indicativas exigidas são cotações fornecidas pelos bancos, que sinalizam os níveis de taxa de câmbio propostos para operações de compra e venda de moeda estrangeira.
O banco central justifica a decisão por julgar ser necessário estabelecer procedimentos para inserção de taxas indicativas pelos bancos na Plataforma FXGO (AOA – BGN), da Bloomberg.
A referida Plataforma dispõe de uma taxa de câmbio de referência da Bloomberg, que tem como objectivo ser representativa do Mercado Cambial, reflectindo as taxas indicativas e as executadas no mercado.
Em outra directiva, do mesmo departamento, foi possível apurar que o banco central estabelece o Dólar (USD), Euro (EUR) e o Rand sul-africano (ZAR) como moedas de cumprimento de reservas obrigatórias em moeda estrangeira.