BNA emite aviso sobre a actuação irregular da Xtagiarious Finance no mercado angolano

O Banco Nacional de Angola (BNA) revelou, nesta segunda-feira, 2, que a empresa Xtagiarious Finance, vocacionada para a prestação de serviços financeiros, nomeadamente aplicações monetárias, não está habilitada para exercer, em Angola, qualquer actividade financeira sujeita à sua supervisão.

A informação foi tornada pública pelo banco central através da sua página web, na qual o órgão regulador esclarece que a empresa não está habilitada para prestar serviços de pagamentos e captação de depósitos, actividades, segundo o BNA, reservadas às instituições financeiras bancárias, cuja lista pode ser consultada no seu site.

Em Julho último, uma notícia do site Ver Angola dava conta que a Xtagiarious Finance, criada em 2013, empregava de forma directa e indirecta 168 jovens, força de trabalho esta que agora pode estar à beira do desemprego.

O BNA adiantou ainda que, tão-logo se apercebeu da existência da referida empresa, que está localizada no Zango 3, decidiu chamar a atenção dos cidadãos para evitar qualquer relação com a entidade, apelando “às instituições financeiras bancárias e ao público em geral para que se abstenham de estabelecer qualquer relação de negócio com a mesma”.

Por outro lado, o banco central apelou aos proprietários da empresa, no sentido de se absterem de praticar qualquer acto passível de ser qualificado como contravenção muito grave, prevista e punível nos termos da Lei n.º 14/2021, de 19 de Maio – Lei do Regime Geral das Instituições Financeiras.

O jornal !STO É NOTÍCIA contactou a empresa em causa, e foi atendido por um funcionário do Call Center, que se limitou a informar que “a situação está a ser tratada pelos órgãos superiores da instituição”, garantindo ser tudo o que a empresa tem a dizer em relação à situação. “Não temos outra informação a avançar”, afirmou.

Questionado se poderia intermediar o contacto com os órgãos superiores, aquele funcionário reafirmou que “de momento não tem como facilitar”. Entre perguntas e respostas, o interlocutor acabou por não revelar se o Call Center funciona ou não no interior das instalações da Xtagiarious Finance.

Jaime Tabo

Jaime Tabo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *