Isto É Notícia

BNA conclui sistema que vai permitir que transferências estejam nas contas de destino em tempo real

Partilhar conteúdo

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou, nesta terça-feira, 10, em comunicado, que deu por concluída, no final de Novembro, a terceira e última fases do processo de implementação do Sistema de Pagamento em Tempo Real.

Cumprida esta etapa e uma vez implementado o novo mecanismo, os valores que forem enviados em operações de transferências de fundos nos dias úteis e sábados, por via dos sistemas a retalho — nomeadamente o Sistema de Débitos de Directos (SDD) e o Sistema de Transferências a Crédito (STC) —, passam agora a reflectir nas contas bancárias no mesmo dia em que forem realizadas as operações.

“Face à conclusão da implementação do ambiente 24/7 no SPTR [Sistema de Pagamento em Tempo Real], o BNA reitera o compromisso com a contínua inovação do sistema de pagamentos nacional, com foco na segurança e eficiência”, refere o banco central no comunicado.

O Sistema de Pagamento em Tempo Real é um subsistema do Sistema de Pagamentos que assegura o processamento automático e a liquidação, em tempo real, operação por operação, de transferências electrónicas interbancárias de fundos em moeda nacional.

O Sistema de Pagamento em Tempo Real – 24/7 foi anunciado pelo BNA Angola em 2022 e a sua implementação dividiu-se em três fases. Esta última foi a mais demorada.

A primeira fase do projecto começou em Outubro de 2022, para permitir que as operações de transferências e pagamentos com cartão Multicaixa reflectissem nas contas bancárias no dia a seguir.

A segunda, iniciada em Janeiro de 2024, serviu para possibilitar que as transferências efectuadas às sextas-feiras e aos sábados de manhã, por via de balcões e canais remotos dos bancos comerciais reflectissem nas contas bancárias no sábado.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados