Isto É Notícia

BNA aprova aumento de capital social do Banco Yetu para 20 mil milhões de kwanzas

Partilhar conteúdo

O Banco Nacional de Angola (BNA) homologou o recente aumento de capital do Banco Yetu, que passou a dispor de 20 mil milhões de kwanzas — cinco mil milhões acima do limite mínimo estipulado pelo banco central.

O referido aumento do valor deixa aquela instituição financeira em conformidade com o último aviso do órgão regulador sobre os limites de capital social mínimo dos bancos comerciais.

De acordo com um comunicado, o Conselho de Administração do Banco Yetu avança que os documentos de prestação de contas revelam um crescimento do resultado líquido na ordem dos 37%, comparativamente ao ano anterior, situando-se em 14,4 mil milhões de kwanzas.

Tal crescimento, salienta o documento daquele banco comercial, proporcionou a elevação da rentabilidade anual dos capitais próprios (ROE) para 46%, o retorno sobre os activos (ROA) na ordem dos 11%, bem como um rácio de solvabilidade de 51%, muito acima do regulamentar.

“Por outro lado, o volume de captação registou um incremento de 136%, permitindo o encerramento da carteira de depósitos com o total de 79,3 mil milhões kwanzas”, acrescenta o comunicado.

Este aumento significativo reflectiu-se no volume de concessões de crédito, cuja ascensão de 71% face ao ano anterior resultou no saldo de 18,9 mil milhões de kwanzas, espelhando assim o reforço do envolvimento do Banco Yetu no financiamento de projectos e investimentos, quer de iniciativa empresarial, como familiar.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados