Isto É Notícia

BM vai disponibilizar mais USD 700 milhões. Desta vez para reforçar o sector da saúde e activar o sistema de desenvolvimento da diversificação no país

Partilhar conteúdo

O Presidente da República, João Lourenço, autorizou, via despacho presidencial, a celebração de dois acordos de financiamento junto do Banco Mundial (BM), no valor total de USD 700 000 000,00 (setecentos milhões de dólares norte-americanos).

De acordo com o Despacho Presidencial n.º 154/23, de 5 de Junho, o primeiro empréstimo, no montante de 200 milhões de dólares norte-americanos, destina-se a melhorar os sistemas de recursos humanos dos prestadores de serviço do sector da Saúde.

Já o segundo diz respeito ao valor de 500 milhões USD — aprovado através do Despacho Presidencial n.º 155/23, de 5 de Junho — tem como objectivo fomentar reformas fundamentais que promovam a diversificação económica, redução da pobreza e resiliência aos choques económicos e climáticos.

O pacto será celebrado entre o Banco Mundial e a República de Angola, representada pelo Ministério das Finanças, a cuja titular competirá, com a faculdade de subdelegar, assinar o referido Acordo de Financiamento e toda a documentação relacionada com o mesmo, em nome do Estado angolano.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados