Isto É Notícia

‘Black out’ no sistema norte e centro da Rede Nacional de Transporte de Electricidade deixa 11 províncias angolanas sem energia

Partilhar conteúdo

Um apagão ainda não esclarecido deixou os habitantes de 11 províncias angolanas sem energia eléctrica na tarde desta segunda-feira, 6. A Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT), empresa pública responsável pela gestão do sistema eléctrico do país, reconheceu o problema no ciclo interligado norte e centro do país.

De acordo com um comunicado da RNT, chegado à redacção deste portal, o também conhecido black out afectou as províncias de Luanda, Icolo e Bengo, Bengo, Kwanza-Norte, Kwanza-Sul, Uíge, Zaire, Malanje, Benguela, Huambo e Bié.

No entanto, as causas do referido apagão, reforça a concessionária pública, “ainda estão a ser apuradas, e as equipas técnicas foram prontamente mobilizadas para dar resposta ao problema e reestabelecer o fornecimento de energia.

Duas horas depois do apagão, a reposição começou a ser efectivada gradualmente em algumas províncias e a RNT garantiu restabelecer na sua totalidade em tempo acelerado.

No início da noite, algumas artérias da província de Luanda registavam uma nova interrupção no fornecimento de energia, caso, por exemplo, da Centralidade do Kilamba.

Até ao fecho desta peça, não tinha havido ainda um esclarecimento adicional ao comunicado anterior, nem uma ligação de causa e efeito deste segundo corte ao primeiro.

A RNT, que tem por objecto principal o transporte de energia eléctrica através da exploração da Rede Nacional de Transporte, pediu compreensão aos cidadãos pelos transtornos causados e reafirmou o seu compromisso de tomar medidas para evitar futuros incidentes semelhantes.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados