Isto é Notícia

BIC é o banco que mais concedeu crédito a clientes particulares em 2021

Partilhar conteúdo

O Banco de Investimento e Crédito (BIC) consolidou, uma vez mais, a sua posição de maior credor do sistema bancário angolano. A instituição bancária concedeu, em 2021, cerca de 582 mil milhões de kwanzas (1,1 milhões USD) em créditos para clientes particulares.

Apesar da posição, o montante de empréstimos concedido pela instituição aos seus clientes baixou em mais de 800 milhões kwanzas em 2021, se comparado com o ano anterior, altura em que o banco disponibilizou 662,8 mil milhões de kwanzas.

A segunda posição da lista dos maiores credores da banca nacional é ocupada pelo Banco Angolano de Investimento (BAI), com 356,9 mil milhões, seguido do Banco de Fomento Angola (BFA), com 353,6 mil milhões Kz.

A fechar o top five aparecem a Standard Bank Angola (SBA), com cerca de 234 mil milhões Kz, e o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), com 214 mil milhões Kz.

No que diz respeito aos depósitos, o BAI mantém a liderança com 2,5 biliões kwanzas (4,8 mil milhões USD), seguido do BFA, com dois biliões (3,85 mil milhões USD).

Em 2021, o BAI e o BFA foram os que mais investiram em Títulos de Dívida Pública. Os dois bancos juntos alocaram cerca de 2,36 biliões de kwanzas, repartidos em 1,22 e 1,14 bilhões kwanzas, respectivamente, de Títulos e Valores Mobiliários.

*Com Jornal Mercado

Isto É Notícia

Related post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *