Isto É Notícia

BFA mantém liderança das transacções na BODIVA pelo 4.º ano consecutivo

Partilhar conteúdo

O Banco de Fomento Angola (BFA) continua a ser o maior detentor do número de participações no mercado de Bolsas de Dívidas e Valores de Angola (BODIVA), com um montante negociado, em 2022, de 635,01 mil milhões de kwanzas, correspondente a uma quota de mercado de 23,52%.

A informação foi avançada pelo administrador executivo da BODIVA, Odair Costa, durante a apresentação do Relatório Anual dos Mercados BODIVA, no IV Fórum sobre Mercado de Capitais, realizado nesta quarta-feira, 15, em Luanda.

De acordo com Odair Costa, as transacções do BFA, do Banco Angolano de Investimentos (BAI), Standard Bank Angola (SBA), Millennium Atlântico (BMA) e o Banco de Poupança e Crédito (BPC), membros de negociação e liquidação, representaram cerca de 63,73% no mercado BODIVA no ano passado.

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) foi a segunda maior instituição bancária a registar o maior volume de negociações na bolsa, com um montante de 457,32 mil milhões de kwanzas, e viu a sua quota de mercado cifrar-se em 17,21%.

Em relação ao desempenho por membros, referente à posição vencedora, constata-se que o BAI mantém a liderança com uma quota de mercado de 23,22%, seguido do BFA e do BPC, com uma quota de 20,48% e 13,54%, respectivamente.

Quanto à Central de Custódia de Valores Mobiliários de Angola (CEVAMA), esta contava, até 30 de Dezembro de 2022, com um total de 64.031 contas activas, sendo que, em 2022, foram abertas 39.158 contas de registo individualizado.

Odair Costa destacou os lançamentos do Mercado de Operações de Reportes, do Mercado de Bolsa de Unidade, das Ofertas Públicas Iniciais (IPO) dos bancos BAI e Banco Caixa Geral Angola (BCGA), cotados em bolsa desde 2022; do Mercado das Pequenas e Médias Empresas, da Carteira do Investidor, portal online, e do segmento de Negociação de Títulos em Dólares, como acções que assinalaram o “crescimento” do mercado bolsista em 2022.

A presidente do Conselho de Administração (PCA) da BODIVA, Valentina Filipe, salientou, no seu discurso de abertura, a importância do tema do ‘Fórum Mercado em Crescimento’, que reflecte as conquistas alcançadas em 2022.

“Destacamos a activação do mercado de bolsa de acções, a entrada em bolsa do BAI e do BGCA e outros que nos levam a concluir que são apenas o desabrochar de desafios e objectivos mais ambiciosos nos quais se insere a emissão de títulos sustentáveis”, frisou.

O ‘Crescimento do Mercado Accionista nas Bolsas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)’ e o ‘Mercado de Bolsa e o Financiamento Sustentável’ foram os temas discutidos no encontro, que contou com a presença dos presidentes das bolsas de Moçambique e de Cabo Verde.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados