Isto É Notícia

BCI anuncia aumento do seu capital social em 15 mil milhões de kwanzas

Partilhar conteúdo

O Banco de Comércio e Indústria (BCI) informou, nesta terça-feira, 17, ter cumprido, no prazo estipulado, a apresentação do Plano de Reestruturação, uma medida imposta pelo Banco Nacional de Angola (BNA), tendo aumentado o seu capital social em 15 mil milhões de kwanzas.

Segundo uma nota de imprensa, a instituição bancária, detida pelo grupo empresarial Carrinhos, realizou o aumento de capital na ordem dos 15 mil milhões de kwanzas, feita antes do último dia do ano de 2022.

O BCI sublinha, no documento, que a actual gestão, que entrou efectivamente em funções no início de Junho de 2022, encontrou rácios na ordem dos 16 mil milhões de kwanzas negativos, reportados no balancete trimestral. Porém, no último trimestre do ano, a situação inverteu-se para mil milhões positivos, antes da auditoria.

Actualmente, garante o BCI, o investimento em necessidades de CAPEX (custos necessários para manter e expandir as operações) já ronda os cinco mil milhões de kwanzas, o que perfaz um total 36 mil milhões de investimento até ao momento por parte do accionista.

Recorde-se que o BNA, através do aviso n.º 17/2022, publicado em Outubro do ano passado, aumentou a exigência do capital social mínimo dos bancos comerciais de 7,5 mil milhões kz para 15 mil milhões kz, justificando tratar-se de uma medida que visa assegurar “que os bancos possam ter solidez suficiente para fazer frente aos desafios actuais da economia angolana e também recuperar um pouco a capacidade dos seus balanços para intervir como intermediários financeiros”.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *