Isto É Notícia

Basquetebolista angolana Priscila Varela faz história e assina pela Idaho State University

Partilhar conteúdo

Duas semanas depois de Alexia Dizeko ter-se tornado na primeira jogadora de origem e nacionalidade angolana a assinar pelos Florida Gators, que actuam na I Divisão do Campeonato de Basquetebol Universitário (NCAA), na última quinta-feira, 18, foi a vez da Priscila Varela fazer história na modalidade.

De acordo com a página de especialidade ‘Angolanos a Caminho da NBA’, Priscila Varela, estudante de 19 anos de idade, assinou um contrato com Idaho State University, o que a torna na primeira basquetebolista nascida em solo nacional a conseguir tal efeito.

Dizeko nasceu na Suíça e é filha de pais angolanos, fazendo de si a primeira jogadora de origem e nacionalidade angolana a integrar os Florida Gators, tal como noticiou este jornal no dia 2 do corrente mês, ao passo que a mais nova estrela angolana, Priscila Varela, nasceu em Cabinda, o que faz com que seja a primeira basquetebolista natural de Angola a comprometer-se com uma Universidade da 1.º divisão da NCAA.

Os Florida Gators e os Idaho State Bengals são de conferências diferentes, SEC e Big Sky, dificultando a possibilidade de ambas compatriotas se defrontarem.

A NCAA Women’s Basketball, campeonato universitário de basquetebol feminino dos Estados Unidos da América, é o escalão no qual actuam as jovens mais promissoras e mais talentosas da modalidade, incluindo Priscila, servindo de trampolim para a WNBA, a principal liga feminina da modalidade do mundo.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados