Isto É Notícia

Banco português Caixa Geral de Depósitos vai conceder financiamento a Angola de 477,5 milhões de euros

Partilhar conteúdo

O Presidente João Lourenço aprovou a celebração de dois acordos de financiamentos entre o governo angolano e o banco português Caixa Geral de Depósitos, num valor global de 477,5 milhões de euros, para obras públicas nas províncias de Cabinda e do Moxico.

No Despacho Presidencial n.º 83/23, de 27 de Abril, João Lourenço aprova um empréstimo de 273,5 milhões de euros para cobrir a materialização do processo de construção de estradas na província de Cabinda.

Já no segundo documento, o titular do poder executivo autoriza um empréstimo de 203,9 milhões de euros, perfazendo um total de 477,5 milhões, para a construção da Estrada Nacional EN250, troço Lumege/Luacano/Luau, na província do Moxico, incluindo todas as pontes, numa extensão de 156 km.

Ambos empréstimos contarão com a garantia do Banco Português de Fomento (BPF).

O valor dos dois financiamentos inclui o pagamento de 100% da comissão de garantia do Banco Português de Fomento e 85% correspondente ao valor do contrato comercial do primeiro acordo e 75% do segundo.

A ministra das Finanças, de acordo com o despacho, está autorizada, com a faculdade de subdelegar, a assinar os referidos acordos e toda a documentação a eles associada.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados