Banco Nacional de Angola volta a intervir no mercado cambial com a venda de 150 milhões USD à banca comercial
O Banco Nacional de Angola (BNA) disponibilizou ao mercado um total de 150 000 000 USD (cento e cinquenta milhões de dólares norte-americanos) à banca comercial para a compra de arroz e a realização de operações de particulares, anunciou, nesta segunda-feira, 9, o órgão regulador.
O montante, que vai ser disponibilizado nos dias 9 e 10 de Dezembro, vai ser repartido em duas ‘tranches’. Dos 150 milhões USD, 88 milhões vão servir para a cobertura de operações associadas à importação de arroz, em conformidade com o leilão realizado pelo Ministério do Comércio, ao passo que os 60 milhões vão ser utilizados para cobrir operações pendentes de liquidação de particulares junto dos bancos comerciais.
Recorde-se que, em Outubro último, tal como reportou este portal, um total de 250 milhões de dólares norte-americanos foi disponibilizado à banca comercial, para a cobertura de operações cambiais destinadas à importação de bens alimentares e medicamentos.
Só este ano, esta é a quinta intervenção do BNA no mercado cambial. A primeira ocorreu em Fevereiro e a segunda em Maio do corrente ano, quando concedeu 200 milhões de dólares norte-americanos para um total de 17 bancos, com objectivo de contornar a falta de moeda estrangeira que se estava a verificar desde 2023, derivado do acesso limitado a divisas.
Em Agosto deste ano, os bancos comerciais passaram a ter acesso apenas a cerca de 600 milhões USD por mês, o equivalente à metade do valor mensal transaccionado em 2022.
Em Fevereiro do corrente ano, o Tesouro Nacional disponibilizou 300 milhões USD que foram adquiridos na totalidade por 19 bancos comerciais em apenas duas horas, revelando uma contínua procura por divisas mais do que a sua oferta.