Isto É Notícia

Banco Central mantém ‘mão de ferro’ e anula licença da casa de câmbio ‘Maria Luau’

Partilhar conteúdo

O Banco Nacional de Angola (BNA) anulou, nesta quarta-feira, 18, a licença da instituição financeira não bancária denominada ‘Maria Luau- Casa de Câmbio, Lda’ por reiteradas violações às normas estabelecidas por lei.

Em uma nota publicada no seu site oficial, o BNA refere que a decisão foi tomada por deliberação do Comité Executivo do dia 19 de Setembro do ano em curso, e enquadra-se no âmbito das suas atribuições enquanto autoridade supervisora do sistema financeiro.

O banco central declarou ainda que, por força do disposto no n.º 3 do artigo 320.º da Lei do Regime Geral das Instituições Financeiras, a referida sociedade deve ser dissolvida, devendo esta ser liquidada conforme os procedimentos judiciais em geral aplicáveis às sociedades comerciais.

Recorde-se que, em pouco menos de uma semana, esta é a quinta casa de câmbio dissolvida. No último dia 11 do corrente mês, o órgão regulador anulou igualmente licenças de cinco instituições financeiras não bancárias.

Trata-se das casas de câmbio Alameda, AEPJJ, Mulimbi, Tamiguel e Weza Wzany, que, por incumprimento das normas que regem a actividade, viram as licenças revogadas.

O Banco Nacional de Angola é o órgão supervisor e regulador das instituições financeiras, bancárias e não bancárias, que operam no Sistema Financeiro Angolano (SAF).

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados