Balança comercial angolana registou saldo positivo de 4,11 mil milhões kz no último trimestre de 2021

A balança comercial de Angola teve, no quarto trimestre de 2021, um saldo positivo na ordem dos 4,11 biliões de kwanzas, como resultado do comportamento do preço do petróleo, principal produto das exportações angolanas, apurou o !STO É NOTÍCIA através dos dados da Folha de Informação Rápida (FIR) do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Durante o último trimestre de 2021, registou-se um aumento de 57,7% do valor total das exportações e 8,4% do valor total das importações, face ao período homólogo.

O continente asiático absorveu o maior volume das exportações angolanas nos últimos três meses de 2021 com 77,1%, seguido do continente europeu com 13,1%; América do Norte com 3,9% e o continente africano com 2,6% em relação ao valor total.

No quadro das parcerias, a China manteve-se como o principal parceiro comercial de Angola, respondendo por 57,4% do total das exportações angolanas, seguido da Índia com 9,3%, Espanha com 5,2%, Emirados Árabes Unidos com 4,5% e Tailândia com 3,2% em relação ao valor total.

No capítulo específico sobre a “classificação de categorias económicas de bens exportados, o Instituto Nacional de Estatística fez saber que, durante o período em análise, os combustíveis representaram 94,8% dos produtos mais exportados, ao passo que os bens de consumo surgem na lista com 4,2%; os bens intermédios com 0,8% e os bens de capital com 0,2% em relação ao valor total.

*Texto Martinho Chivica

Avatar

Isto é Notícia

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.