BAI eleito pela 4.ª vez consecutiva como o ‘Banco Mais Seguro em Angola’

A prestigiada revista norte-americana Global Finance elegeu, nesta quarta-feira, 20, pela quarta vez consecutiva, o Banco Angolano de Investimentos (BAI) como o ‘Banco Mais Seguro de Angola’, num universo de instituições financeiras bancárias de 112 países do mundo.

A distinção, de acordo com a justificação da publicação americana, deve-se aos “resultados do desempenho do BAI na avaliação de ratings de longo prazo em moeda estrangeira”, e ocorreu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, no âmbito da 30.ª edição anual do ranking dos ‘Bancos Mais Seguros do Mundo’.

Concorreram para este novo reconhecimento as avaliações das agências de notação de risco Moody’s, Standard & Poor’s e Fitch ao banco angolano, que integra a lista dos mil maiores bancos do mundo.

Na reacção à notícia, o presidente da Comissão Executiva do BAI, Luís Lélis, atribui o mérito de mais um feito da instituição financeira “ao árduo trabalho que o Banco tem vindo a desenvolver, nomeadamente, no domínio da estratégia de negócio, do reforço dos mecanismos de segurança bancária, conformidade legal e da observância das melhores práticas internacionais em matéria de gestão bancária”.

Num comentário publicado sobre a edição de 2021 pela própria revista, o director editorial da Global Finance, Joseph D. Giarraputo, destacou que “os bancos mais seguros são modelos de estabilidade e continuam a fornecer o apoio necessário para os governos e comunidades enquanto tentam recuperar-se dos choques económicos causados pela pandemia.”

O prémio dos ‘Bancos Mais Seguros do Mundo’ é uma atribuição da revista Global Finance, responsável por definir os critérios de nomeação, selecção e eleição dos bancos concorrentes. A revista norte-americana, com sede em Nova Iorque e escritórios em Londres (Inglaterra) e Milão (Itália), foi fundada em 1987, e tem uma tiragem de 50.050 exemplares, assim como leitores em 189 países.

Os leitores da Global Finance incluem presidentes, CEOs, CFOs e outros financeiros seniores. O site da Global Finance GFMag.com disponibiliza análises e artigos sobre mercados financeiros.

Avatar

Isto é Notícia

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *