Arrancou a segunda fase dos exames nacionais. INADE avalia mais de 143 mil alunos das 6.ª, 9.ª e 12.ª classes de todo o país
Um total de 143 360 mil alunos de todo o país começaram, nesta segunda-feira, 10, a ser examinados pelo Instituto Nacional de Avaliação e de Desenvolvimento da Educação (INADE), que colocou à disposição 1 500 pessoas escolhidas pelo Ministério da Educação (MED) para fiscalizarem todo o processo de realização dos referidos testes.
O INADE selecionou, entre os fiscalizadores, professores, vigilantes, formadores de classificadores e classificadores, inspectores e membros de júri da prova, no âmbito da segunda fase dos exames nacionais de generalização dos sistemas do ensino geral (6.ª, 9.ª e 12.ª classes) das escolas públicas, público-privadas e privadas, depois de já ter realizado a primeira fase no ano lectivo 2021/2022.
De acordo com uma nota de imprensa, os alunos da 6.ª classe vão fazer os exames nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências da natureza, história e geografia.
Por seu turno, os da 9.ª classe vão ser avaliados em testes de língua portuguesa, matemática, biologia, física, história e geografia; as mesmas disciplinas vão servir de avaliação dos alunos da 12.ª classe”, a realizar nos centros de exames, com uma duração de 90 minutos, para a 6.ª classe, e 120 minutos, para a 9.ª e 12.ª classes.
Na mesma nota, o INADE refere que a implementação de avaliações externas em larga escala, através da realização de exames nacionais, para o Sistema Educativo angolano, não incide somente sobre a aferição das aprendizagens dos alunos, que concluem ciclos ou níveis de ensino, para efeitos de qualificação, selecção e certificação, mas também sobre o desempenho profissional dos professores e das escolas e até na qualidade e no estado do desenvolvimento do currículo implementado.
De acordo com o calendário escolar, os alunos entram de férias no dia 25 de Junho, estando a abertura do ano lectivo 2024/25 prevista para o 30 de Agosto, e o arranque das aulas agendado para 2 de Setembro.
O INADE é uma instituição pública dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira, patrimonial e científico-pedagógico.
Tem a missão de promover e coordenar estudos relativos à avaliação do Sistema de Educação e Ensino, Gestão Curricular, execução da Política Educativa, inovação, garantia da qualidade, incluindo a produção de instrumentos didáctico-pedagógicos, materiais curriculares, certificação, equivalências e homologação de estudos nos níveis de Educação Pré-escolar, Ensino Primário, Ensino Secundário e Modalidades de Ensino.