Aprovado ajuste directo de 227 mil USD para aquisição de licenças Microsoft Unified Support para a ANPG
O Presidente João Lourenço autorizou uma despesa de 207 milhões de kwanzas (227 mil dólares norte-americanos) e formalizou a abertura de um do procedimento de contratação simplificada, pelo critério material, para a compra das licenças Microsoft Unified Support (conjunto de serviço de suporte empresarial) para a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG).
De acordo com o Despacho Presidencial n.º 284/24, de 9 de Dezembro, consultado por este portal, a despesa foi disponibilizada por haver “a necessidade de se garantir a segurança e facilidade no trato das informações”.
O Microsoft Unified Support é um conjunto de serviços de suporte empresarial que visa melhorar a experiência de suporte para organizações que utilizam produtos e serviços da Microsoft.
O Unified Support foi lançado em Julho de 2017, substituindo o Premier Support e o Microsoft Software Assurance. O seu objectivo é simplificar a experiência de suporte, consolidando vários programas de suporte numa única oferta.
Os principais benefícios do Unified Support incluem maximizar o tempo de actividade, melhorar a compreensão do ambiente de TI (Tecnologia de Informação) e oferecer recomendações para melhoria, permitir fazer mais, aproveitando os serviços incluídos na oferta de suporte.
As suas funcionalidades incluem dar suporte personalizado para todos os produtos Microsoft, fazer a gestão da prestação de serviços atribuídos, disponibilizar ferramentas de avaliação de riscos a pedido, bem como de actualizações do serviço, disponibilizar de forma imediata vídeos a pedido, permitir criação de laboratórios interactivos e webcasts (transmissão de áudio e vídeo ao vivo ou pré-gravado pela internet, para um público numeroso) e serviços de suporte a cenários específicos e orientados por peritos.
Ao presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, o chefe do executivo angolano delegou competência, com a faculdade de subdelegar, para a aprovação das peças do procedimento, verificação da validade e legalidade dos actos praticados no âmbito do referido contrato, incluindo a celebração e a assinatura do mesmo.