ANIESA detecta em Luanda vermes em duas fábricas de produção de whisky
A Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) encerrou, na segunda-feira, 13, duas fábricas ligadas às marcas de whisky Simba Patys e Twalis Simba, por detectar vermes na linha de produção das bebidas, avançou a Rádio Nacional de Angola (RNA).
Durante uma inspecção realizada pelos efectivos da ANIESA àquelas unidades fabris, com sede no município de Cacuaco, foi detectada matéria-prima expirada, deteriorada e sem condições para o consumo humano.
De acordo com o inspector da ANIESA, Epifânio Joaquim, as fábricas produziam as bebidas alcoólicas naquelas condições há já sete anos, tendo sido o facto apurado durante o processo inspectivo em que foram identificados vários vermes.
Além do encerramento destas fábricas, foram igualmente interditados armazéns que se dedicavam à comercialização de fardos destinados à doação.
O inspector da ANIESA explicou que estes fardos são adquiridos na Europa de forma gratuita para doações e acções filantrópicas, mas que os produtos, que eram cedidos a igrejas e a associações reconhecidas pelo Estado angolano, têm aparecido em armazéns e em mercados a ser comercializados.
“O que nós constatamos é que os operadores económicos forjam documentos para poderem comercializar estes produtos a nível nacional”, frisou.