Angola voltou a ser o maior produtor de petróleo em África no mês de Abril, revela a OPEP
Angola voltou a registar, no passado mês de Abril, um nível de produção diária de petróleo que a ajudou a superar a Nigéria, que se quedou na segunda posição. A informação foi confirmada, este sábado, pela Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP).
Aproveitando-se de uma queda de 23% na produção petrolífera nigeriana, cujo registo mensal não passou dos 999.999 barris por dia — ficando muito aquém dos 1,3 milhões alcançados em Março deste ano — Angola conseguiu atingir os 1,06 milhões de barris de petróleo diários em Abril deste ano, tornando-se assim no maior produtor de petróleo em África.
O relatório da OPEP refere ainda que, na totalidade, Angola, Irão e Arábia Saudita aumentaram a sua produção nesse mesmo mês.
Em entrevista à agencia Reuters, no mês passado, a ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, já havia adiantado que a produção petrolífera angolana viria a aumentar no próximo ano, mas devendo manter-se abaixo do 1,5 milhão por dia.
Os dados da OPEP referentes ao primeiro trimestre de 2023 demonstram que a produção petrolífera angolana se fixou em torno dos 1,07 milhões de barris dia (mbd), perfazendo uma contracção homóloga de 7,2%. Por outro lado, os dados das exportações petrolíferas indicaram uma quebra homóloga de 6,6%.
*Com a Voz da América