Isto É Notícia

Angola sagra-se pela 15.ª vez campeã africana em andebol feminino

Partilhar conteúdo

A selecção sénior feminina de andebol, também conhecida como as ‘Pérolas’, conquistou este sábado, 19, em Dakar, no Senegal, o seu 15.º título continental, ao vencer a equipa dos Camarões por 29-19, na final do CAN da modalidade.

O conjunto angolano, que entrou na partida a perder por 2-5, conseguiu dar a volta ao resultado à passagem do minuto 20 da primeira parte, quando, após um pedido de time out, as ‘Pérolas’ reorganizaram-se posicionalmente na quadra do jogo, acabando por concretizarem com êxito a estratégia saída da equipa técnica.

Comandou a reviravolta a experiente Natália Bernardo, que assumiu a liderança da equipa que passou a fazer uma outra abordagem defensiva, bem como se tornou mais concretizadora do ponto de vista ofensivo.

Apesar de a equipa camaronesa ter tentado inverter a tendência de jogo logo à entrada da segunda parte, reduzindo a desvantagem para um golo, a resposta das campeãs em título foi imediata: Liliane Paulo juntou-se à Natália Bernardo e ambas conduziram a selecção angolana para uma vantagem de 19-13.

Daí para frente, Angola não mais claudicou. Natália Bernardo continuou fiel a si própria diante de uma selecção camaronesa sem muitos argumentos para contrariar a experiência, a eficácia e a frieza das ‘Pérolas’.

Com esta conquista, Angola alcança o quarto título consecutivo, repetindo a vitória alcançada em Yaoundé, em 2021.

*Com Angola Press (Angop)

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados