Angola realiza emissão histórica de Eurobonds no valor de USD 1,75 mil milhões

Angola concluiu com sucesso a emissão simultânea de um novo pacote de títulos de dívida no mercado internacional em Eurobonds, no valor de 1,75 mil milhões de dólares norte-americanos, com maturidade de dez anos e taxa de 8,75%, informou sexta-feira, 8, o Ministério das Finanças (MinFin).

A operação, de acordo com o departamento ministerial, serviu também para um exercício estratégico de gestão de passivos, com a recompra em oferta pública de Eurobonds de cupão a curto prazo (Angola 9,5% 2025), no valor de 636 milhões de dólares.

“Esta transacção representa o regresso bem-sucedido de Angola ao mercado internacional de capitais, em Eurobonds, após mais de dois anos de ausência e iguala a maior emissão de Eurobonds de sempre para o país”, lê-se na nota do Ministério das Finanças a que este portal teve acesso.

Apesar da maior volatilidade do mercado, é entendimento das Finanças que a transação comprovou o interesse pela emissão de dívida angolana com uma carteira de pedidos, atingindo um pico de USD 4 mil milhões provenientes de mais de 190 investidores, representando uma taxa de subscrição 2,3 vezes superior à oferta.

Durante a operação, que se realizou na Bolsa de Londres, Angola alcançou uma carteira de pedidos de altíssima qualidade, com pedidos de gestores de activos de alta performance e contas de dinheiro real, representando 75% das alocações finais, e volumes de pedidos dos principais investidores superiores aos de outras emissões de títulos de dívida soberana realizadas por países emergentes este ano.

A transacção, acrescenta a nota, precificada com uma nova concessão de emissão de cerca de 12,5bps (pontos base), representa o menor prémio de nova emissão Soberana nos Mercados Emergentes este ano.

“O sucesso da recompra parcial dos Eurobonds com maturidade de 2025 permite a Angola limitar os riscos de refinanciamento, prolongar a maturidade da sua dívida e reduzir o seu custo médio, mitigando assim pressões maiores sobre a tesouraria”, refere a nota.

Bernardo Pires

Bernardo Pires

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.