Angola quer trocas comerciais com a Turquia acima dos mil milhões USD

O executivo angolano pretende alargar o volume de negócios que mantém com a Turquia de 250 milhões de dólares para mais de mil milhões de dólares, avançou esta segunda-feira,18, o presidente do conselho de administração da Câmara de Comércio e Indústria Angola-Turquia (CCIAT), Fernando Filó, em entrevista à Lusa.

“Estamos muitos felizes com esta visita. Temos hoje um volume de negócios de 250 milhões de dólares, mas a nossa pretensão é aumentar nos próximos anos para mais de mil milhões de dólares”, afirmou o presidente da CCIAT, enaltecendo que se trata de uma “nova era da parceria estratégica”.

Em declarações à agência portuguesa de notícias, Fernando Filó disse que a presença do estadista turco em Angola representa que ambos os países “mantêm uma das parcerias mais estratégicas, que se deve consubstanciar no reforço da cooperação bilateral”, após João Lourenço visitar a Turquia em menos de dois meses.

O responsável da CCIAT fez saber que Angola exporta para a Turquia derivados de petróleo, e que o executivo se prepara para vender no mercado turco mármore e produtos agrícolas, sendo que daquele país asiático Angola importa sobretudo produtos têxteis, nomeadamente roupas, tapetes e produtos do setor mobiliário.

“Neste momento decorrem esforços para exportarmos para aquele país outras potencialidades como mármore e produtos agrícolas… apesar de Angola não possuir ainda investimentos de grande dimensão na Turquia”, adiantou.

Segundo Fernando Filó, está agendado para esta noite um fórum empresarial entre investidores angolanos e turcos, em Luanda, onde João Lourenço e o seu homólogo Recep Tayyip Erdogan devem marcar presença.

Para Fernando Filó, no encontro serão “cimentados os acordos recentemente firmados em Ancara” e Angola vai igualmente “mostrar o potencial que tem para atrair mais investimento turco”.

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que chegou na noite do último domingo a Luanda, iniciou nesta segunda-feira a sua visita oficial a Angola, tendo mantido um encontro com o Presidente da República, João Lourenço, e participado de uma sessão parlamentar extraordinária na Assembleia Nacional.

Recep Tayyip Erdogan aproveitou a ocasião para convidar o seu homólogo João Lourenço a deslocar-se a Istambul, para participar do fórum de negócios Turquia-África, a ter lugar em Dezembro deste ano na capital turca.

Angola e Turquia assinaram sete acordos de cooperação em diferentes domínios, dentre os quais destacam-se os acordos de assistência mútua em matéria aduaneira, de cooperação no domínio da agricultura e outro na área da educação, um memorando de entendimento no domínio da indústria, uma declaração conjunta para o estabelecimento da comissão económica e comercial conjunta, um memorando de entendimento no domínio do turismo e um protocolo de cooperação entre a Rádio Nacional de Angola e a corporação de rádio e televisão da Turquia.

Angola mantém relações bilaterais e de cooperação com a Turquia desde 1991.

*Com a Agência Lusa

Avatar

Isto é Notícia

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *