Angola irá atingir inflação de um dígito apenas em 2025, apontam as previsões da consultora espanhola FocusEconomics

 Angola irá atingir inflação de um dígito apenas em 2025, apontam as previsões da consultora espanhola FocusEconomics

A consultora espanhola FocusEconomics prevê que a economia angolana alcance a redução da taxa de inflação para um dígito, com 9,9%, somente em 2025, estimando para este ano uma redução de 23,3% para 15,5%.

No seu relatório da análise mensal das economias da África Subsaariana, citada pela Lusa, os analistas da consultora com sede em Barcelona, estimam que, para o corrente ano, a taxa de inflação no país reduza perto de 0,8%, ao passar de “23,3% para 15,5% e 10,9% nos próximos dois anos, descendo para um dígito em 2025, com 9,9%”.

Recorde-se que o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, traçou como principal objectivo da política monetária da instituição que dirige a redução da taxa de inflação para um dígito até 2024.

Falando no passado mês de Junho, para a imprensa portuguesa, José de Lima Massano, que intervinha num seminário sobre o ‘Novo Ciclo da Economia em Angola’, na Universidade Nova, em Carcavelos, em Portugal — organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Angola —, anunciou que o BNA está a migrar a política monetária do país para um “regime de metas de inflação”.

“O objectivo é um dígito de inflação. Prevemos que a inflação termine o ano nos 18%. Temos o objectivo de que seja um crescimento a um dígito em 2024”, estimou o governante da entidade reguladora do sistema bancário do país.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.