Angola irá atingir inflação de um dígito apenas em 2025, apontam as previsões da consultora espanhola FocusEconomics
A consultora espanhola FocusEconomics prevê que a economia angolana alcance a redução da taxa de inflação para um dígito, com 9,9%, somente em 2025, estimando para este ano uma redução de 23,3% para 15,5%.
No seu relatório da análise mensal das economias da África Subsaariana, citada pela Lusa, os analistas da consultora com sede em Barcelona, estimam que, para o corrente ano, a taxa de inflação no país reduza perto de 0,8%, ao passar de “23,3% para 15,5% e 10,9% nos próximos dois anos, descendo para um dígito em 2025, com 9,9%”.
Recorde-se que o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, traçou como principal objectivo da política monetária da instituição que dirige a redução da taxa de inflação para um dígito até 2024.
Falando no passado mês de Junho, para a imprensa portuguesa, José de Lima Massano, que intervinha num seminário sobre o ‘Novo Ciclo da Economia em Angola’, na Universidade Nova, em Carcavelos, em Portugal — organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Angola —, anunciou que o BNA está a migrar a política monetária do país para um “regime de metas de inflação”.
“O objectivo é um dígito de inflação. Prevemos que a inflação termine o ano nos 18%. Temos o objectivo de que seja um crescimento a um dígito em 2024”, estimou o governante da entidade reguladora do sistema bancário do país.