Isto É Notícia

Angola gastou 756 milhões USD em combustíveis no último trimestre de 2024

Partilhar conteúdo

Angola gastou, no último trimestre de 2024, 756 milhões de dólares norte-americanos (691 mil milhões de kwanzas) para adquirir combustíveis, menos 2% do que no período homólogo, avançou, nesta quinta-feira, 6, o director-geral do Instituto Regulador do Derivados de Petróleo (IRDP), Luís Fernandes.

De acordo com o responsável, foram adquiridas para comercialização 1 316 697 toneladas métricas (TM) de derivados do petróleo, dos quais o gasóleo representou 60%, a gasolina 27%, o fuel ordoil (combustível usado em veículos pesados) 5,3%, o Jet A1 (usado em aviões) 5,2%, o betume asfáltico 1% e o petróleo iluminante (usado em candeeiros domésticos) 0,8%.

O responsável, que apresentava o balanço das actividades do sector dos derivados do petróleo de Outubro a Dezembro de 2024, referiu que 75% dos combustíveis foram importados e os restantes adquiridos na Refinaria de Luanda (24%) e Cabgoc ― Topping de Cabinda (1%).

Em relação aos combustíveis gasosos, Luís Fernandes disse que foram introduzidas no mercado interno cerca de 140 185 toneladas métricas, dos quais 68% provenientes da fábrica Angola LNG, 24% da operadora Sanha, 6% da Refinaria de Luanda e 2% do Topping de Cabinda, enquanto o volume dos lubrificantes comercializados no mercado interno foi de 7 673 toneladas métricas.

No que diz respeito aos postos de abastecimento, no final do ano 2024, o país contava com cerca de 900 postos em estado operacional.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados