Angola faz história e classifica-se pela primeira vez para uma final do Campeonato Africano de Futsal
A selecção nacional de Futsal fez história ao alcançar, nesta sexta-feira, 19, o tão desejado sonho de chegar, pela primeira vez, à final do Campeonato Africano das Nações de Futsal, após vencer o Egipto por expressivos 7-3.
No jogo, disputado no Pavilhão Príncipe Moulay Abdellah, em Rabat, Marrocos, Angola — que começou o torneio com derrota (2-5) diante da anfitriã e campeã africana em título — manteve sempre o controlo do confronto para levar de vencido o poderoso conjunto egípcio.
Depois da primeira derrota, a selecção angolana teve de superar-se a si mesma nas jornadas seguintes, ultrapassando os combinados da Zâmbia e do Gana.
O Egipto é o país com mais títulos conquistados (três), seguido de Marrocos (dois) e Líbia (um).
Trata-se da quarta participação de Angola num evento do género, depois da presença nas edições da Líbia 2008, África do Sul (2016) e Marrocos (2020). Nesta última, conquistou a medalha de bronze (terceiro lugar).
Vale lembrar que, com este feito inédito, o conjunto nacional garantiu também a qualificação directa para o Campeonato do Mundo da modalidade, a disputar-se de 14 de Setembro a 6 de Outubro deste ano, em Uzbequistão.