Isto É Notícia

Angola executa menos de 20% do OGE e fecha primeiro semestre com défice de mais de 500 mil milhões kz

Partilhar conteúdo

Angola executou menos de 20% do Orçamento Geral do Estado (OGE) até ao final do primeiro semestre de 2025, o que originou um défice orçamental de 516,46 mil milhões de kwanzas. A informação é avançada pelo Ministério das Finanças (Minfin).

De acordo com o Relatório de Execução Orçamental (REOGE), referente aos seis primeiros meses do ano, o Estado angolano arrecadou 5,93 biliões de kwanzas em receitas nos primeiros seis meses, correspondendo a apenas 17% da receita anual prevista. Por outro lado, as despesas totalizaram 6,44 biliões de kwanzas, representando 19% do total inscrito no OGE 2025.

Apesar do défice global, o REOGE aponta um saldo corrente superavitário de 1,01 bilião de kwanzas, indicando que as receitas correntes foram suficientes para cobrir as despesas do funcionamento do Estado.

O documento indica ainda que, no II trimestre de 2025, o preço médio do Brent, principal referência para as ramas angolanas, situou-se em 67,39 dólares por barril, ficando 2,61% abaixo da previsão inscrita no OGE de 2025, que considerava um preço de 70 dólares por barril.

O Minfin realça ainda a estabilidade da taxa de câmbio de referência, com o kwanza a fixar-se em 911,97 por dólar — uma ligeira apreciação de 0,03% em relação ao trimestre anterior.

A valorização da moeda nacional é atribuída aos “efeitos positivos de uma política monetária prudente, que assegurou um nível de liquidez compatível com o crescimento económico, bem como o reforço da oferta de bens essenciais, impulsionado por medidas de estímulo à produção nacional”.

O OGE 2025, principal instrumento da política económica e financeira do Estado angolano, contém o plano de acções a realizar e determina as fontes de financiamento, comportando receitas estimadas em 34,6 biliões de kwanzas e despesas fixadas em igual montante para o mesmo período.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados