Isto É Notícia

Angola é o 4.º país no mundo que mais transfere dinheiro para Portugal

Partilhar conteúdo

Angola consta da lista dos dez países com o maior volume de transferências monetárias para Portugal, ocupando a quarta posição, com 251,82 milhões de euros, depois da Suíça, França e o Reino Unido.

De acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal, citados pela agência Lusa, em 2021, o valor total recebido de remessas de emigrantes portugueses residentes em diferentes países foi de 3.677,76 milhões de euros, correspondente a 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB) daquela nação.

As autoridades portuguesas divulgaram igualmente, na quarta-feira, 11, o Relatório da Emigração 2021, no qual Angola aparece novamente como um dos principais destinos para os cidadãos portugueses emigrarem.

Numa lista onde constam nove nações europeias, liderada pelo Reino Unido, Espanha e Suíça, Angola é o único país não europeu a pertencer ao ‘top 10’, tendo registado, só em 2021, cerca de 127.366 mil cidadãos portugueses inscritos para chegar ao território angolano, de acordo com os dados dos consulados portugueses em Angola.

Os dados mais recentes sobre o número de cidadãos portugueses que emigraram para Angola são datados de 2019, ano em que se registou a entrada de 1.708 cidadãos lusos, menos 202 pessoas do que 2018, quando 1.910 portugueses escolheram o território angolano como o seu destino, tendo em conta os vistos concedidos.

“Os efeitos recessivos da crise dos preços do petróleo e suas consequências sobre os sectores do mercado de trabalho para onde se dirigia a emigração portuguesa” são as principais causas apontadas no documento, e que “terão feito sentir-se em pleno a partir de 2016”.

O maior fluxo de entrada de cidadãos portugueses em Angola, após a independência, registou-se em 2009, fruto da crise económica que se instalou em Portugal, tendo obrigado grande parte da população, sobre tudo jovens, a imigraram para outros pontos do mundo.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados