Isto É Notícia

Angola acolhe pela primeira vez um Campeonato Africano de Natação. Representantes de mais de 40 países vão estar em Luanda

Partilhar conteúdo

Pela primeira vez na sua história da natação, a cidade de Luanda vai ser palco do Campeonato Africano de Natação, a realizar-se de 30 deste mês a 5 de Maio, na Piscina do Alvalade e na Ilha de Luanda, nas especialidades pura e de águas abertas, com a participação de 42 países.

O evento conta já com 35 países inscritos dos 42 confirmados, de acordo com o presidente da Federação Angolana de Natação (FAN), Joaquim Santos, que falava, nesta terça-feira, 23, durante a cerimónia de apresentação do campeonato.

O facto de estarem confirmados 35 selecções até ao momento, não deixa de constituir já um recorde em prova do género, superando a edição de 2018, decorrida na Argélia, que contou com 33 nações das 54 do continente africano.

De acordo com a programação da organização, a competição de água pura inicia-se de 30 de Abril a 4 de Maio, na Piscina do Alvalade, enquanto a prova de águas abertas no dia 5 do mesmo mês, mas na Ilha de Luanda.

À margem da competição, que terá transmissão em directo via online e pelo canal 2 da Televisão Pública de Angola (TPA2), a agenda prevê para o dia 4 o congresso da Confederação Africana, que, dentre os vários assuntos, elegerá o novo presidente do órgão reitor.

A federação organizará, no dia 5 de Maio, uma gala inédita para homenagear 100 individualidades entre treinadores, atletas, encarregados de educação e outras figuras que contribuíram para o crescimento da modalidade a nível nacional.

As delegações começam a chegar ao país no dia 28, sendo que o dia seguinte está reservado para treino de reconhecimento da Piscina do Alvalade.

Para o africano, Angola conta com as cinco actuais referências, designadamente Salvador Gordo, Henrique Mascarenhas, Lia Lima, N’hara Fernandes e Maria Freitas.

Integram ainda o combinado nacional Djamel Pires, Enzo Anjos, Sebastião Vika, Luyane Costa, David Padre, José Cochofel, Janel Tati, Yano Elias, Rafaela Santo, Nyriam Morais, Carlota Silva e Rhanya Santo.

*Com Angop

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados