Isto É Notícia

AGT suspende software de facturação SAC5 da NCR por constatação de irregularidades na emissão de documentos

Partilhar conteúdo

A Administração Geral Tributária (AGT) decidiu suspender, a partir desta sexta-feira, 1 de Agosto, o software de facturação SAC5 da NCR-Angola, filial da gigante norte-americana, por terem sido constatadas diversas irregularidades no processo de emissão de documentos.

De acordo com a direcção da AGT, “a partir do dia 1 de Setembro do corrente ano, nenhuma factura emitida através do software SAC5 terá validade fiscal perante esta administração”.

“Os utilizadores deste sistema têm até 30 de Agosto de 2025 para obter um novo software de facturação certificado e homologado pela AGT”, informa a instituição, ressaltando que está a realizar testes de verificação aos sistemas certificados.

A AGT refere ainda que esta medida é crucial para assegurar que todos os sistemas operem de acordo com as normas estabelecidas e contribuam para a integridade e a transparência do processo tributário angolano.

O SAC5 (Sistema de Aplicações Comerciais) é um software de gestão empresarial angolano, desenvolvido pela NCR-Angola, que funciona como um ‘mini ERP’ (Planeamento de Recursos Empresariais, na tradução literal) para pequenas, médias e até grandes empresas. O referido sistema integra diversas funções de gestão em uma única plataforma.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados