Isto É Notícia

Aeroporto Internacional Dr.º António Agostinho Neto começa a operar com voos de passageiros a 13 de Outubro, garantiu em Lisboa Paulo Nóbrega

Partilhar conteúdo

O coordenador do Gabinete de Operacionalização do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (GONAIL), Paulo Nóbrega, anunciou, em Lisboa, o dia 13 de Outubro de 2024 como a data de início das operações dos primeiros voos de passageiros na nova infra-estrutura aeroportuária da capital do país. A informação foi avançada durante a conferência ‘Doing Business Angola 2024’, realizada na capital portuguesa.

Previsto para ter um volume de tráfego cinco vezes superior ao do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro — que, segundo Paulo Nóbrega, vai continuar a operar para voos especiais, fretados e de carga, além de servir como alternativa em caso de eventuais constrangimentos na nova infra-estrutura —, o Aeroporto Internacional Dr.º António Agostinho Neto está localizado a 40 km a sudeste de Luanda, no município de Icolo e Bengo.

Em Lisboa, Paulo Nóbrega assegurou que os acessos ao novo aeroporto estão devidamente acautelados, sublinhando que “nada adianta termos um grande empreendimento se houver dificuldades de lá chegar”.

O Presidente João Lourenço aprovou recentemente uma despesa para os trabalhos emergenciais de segregação do corredor ferroviário do Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL), assim como o contrato de elaboração dos projectos e a coordenação e gestão da referida obra.

A partir da estação ferroviária do Bungo, o governo vai investir 135 milhões de dólares norte-americanos na concepção de projectos que visam solucionar os constrangimentos existentes no corredor ferroviário Bungo-Icolo e Bengo.

Paulo Nóbrega disse terem sido realizadas obras de melhoria nas avenidas Deolinda Rodrigues e Fidel Castro (Via Expressa), além da reabilitação de estradas alternativas nos bairros adjacentes.

O projecto do aeroporto envolve um total de 27 taxiways, com uma extensão de 28.981 metros. As plataformas de estacionamento (aprons) destinadas ao parqueamento de aviões em posição remota somam 13 aprons, com uma área total de 522.281 metros quadrados.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados