Actualização do sistema de ar condicionado da nova sede da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis vai custar 12 milhões USD aos cofres do Estado
O Presidente João Lourenço autorizou, via ajuste directo, uma despesa de 12 milhões de dólares norte-americanos para a aquisição de serviços de empreitada para a manutenção, substituição e actualização do sistema de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (HVAC – Heating, Ventilation and Air Conditioning, em inglês), da nova sede da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG).
A medida consta do Despacho Presidencial n.º 149/24, de 8 de Julho, através do qual o titular do Poder Executivo autoriza a abertura do procedimento de contratação simplificada, pelo critério material, da despesa equivalente a 10 107 144 451,00 kz (dez mil, cento e sete milhões, cento e quarenta e quatro mil, quatrocentos e cinquenta e um kwanzas) para o referido fim.
Ao presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, o chefe do governo angolano delegou competência, com a faculdade de subdelegar, para a aprovação das peças do procedimento, verificação da validade e legalidade dos actos praticados no âmbito do referido contrato, incluindo a celebração e a assinatura do mesmo.
Recorde-se que, no meio do ano passado, o governo comprou o edifício do Banco Económico, antigo Banco Espírito Santo Angola (BESA), para nele instalar a ANPG, num negócio que custou aos cofres do Estado 100 milhões de dólares norte-americanos.
No princípio deste ano, tal como noticiado por este portal de notícias, João Lourenço voltou a aprovar um ajuste directo de 35 milhões de dólares norte-americanos para o apetrechamento do mesmo edifício.
Em Maio, o chefe do governo angolano aprovou, também por ajuste directo, mais 14,8 milhões de dólares para a transferência física de toda a infra-estrutura tecnológica e modernização de activos operacionais da sede antiga para a nova.
Ainda no final de Junho do ano corrente, foi efectuada mais uma despesa, por ajuste direito, de 15 milhões, para a aquisição de serviços de desenvolvimento do portal integrado da ANPG.
No final das contas, só em autorizações mais recentes, a ANPG beneficiou de um total de 170 milhões de dólares norte-americanos contratos por ajuste direito para a sua nova sede.