Isto É Notícia

Actriz Renata Torres estreia monólogo teatral ‘Mwene-Kongo: A Mulher da Meia-Noite’ no seu regresso aos palcos

Partilhar conteúdo

A actriz e humorista angolana Renata Torres regressa aos palcos com a peça ‘Mwene-Kongo: A Mulher da Meia-Noite’, um monólogo teatral que encerra uma performance sobre “o luto e a celebração a vida”. O espetáculo estreia nesta quinta-feira, 16, no Centro Cultural Brasil-Angola.

A peça é resultado de uma residência artística de autoria de Renata Torres, realizado em Outubro deste ano, no Hangar (Portugal), com o financiamento do ProCultura, um programa de apoio à mobilidade de artistas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), sob mentoria de Zia Soares e Matamba Joaquim.

O monólogo teatral surge inspirado no próprio processo de perda da mãe da própria actriz e humorista — a mãe de Renata faleceu recentemente —, mas espelha-se também na forma como o africano atravessa esse processo da dor e do luto, bem com a celebração da vida, numa vertente social e individualizada a nível emocional e físico.

De acordo com um comunicado da BANTUMEN, a ‘Mulher da Meia-Noite ou Mwene-Kongo’ é uma expiação da dor e do luto, e sobre a consciência de que esse é o inevitável destino de todo o ser humano, pese embora a negação continue a ser a primeira reacção quando tal acontece.

A peça é um espetáculo multidisciplinar em que actriz recorre ao uso de linguagens artísticas distintas, mas que se complementam.

O drama é uma produção da aRTju e os bilhetes podem ser adquiridos ao preço único de cinco mil kwanzas, disponíveis no Centro Cultural Brasil-Angola.

Renata Torres é actriz, artista visual e modelo. É licenciada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina (Paraná -Brasil), tem formação em teatro e televisão pela Escola de Interpretação Primeiro Encontro, Moda pela CDI Models, e Cursos de Técnica Vocal e Dança Africana.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *