Isto É Notícia

Acquacorp e Wedo beneficiam de ajuste directo de 191 milhões USD para regenerar sistema de abastecimento de água em Benguela

Partilhar conteúdo

O Presidente João Lourenço entregou, por ajuste directo, ao consórcio formado pelas empresas Acquacorp e Wedo Developments um contrato de empreitada, na modalidade de financiamento externo, para obras públicas de reabilitação e operação assistida do Sistema Integrado de Abastecimento de Água nos municípios de Benguela, Catumbela, Lobito e Baía Farta, num valor global de 191,3 milhões de dólares norte-americanos.

A infra-estrutura, que este ano completa dez anos desde a sua inauguração em 2013, é constituída por uma captação, duas condutas de água bruta e tratada, respectivamente, estações de tratamento, elevatórias, reservatórios e redes de distribuição.

“As cidades costeiras, como é o caso dos referidos municípios na província de Benguela, enfrentam dificuldades no abastecimento de água, com uma previsão de agravamento de cenário. Por esse motivo, urge a necessidade de se fazer uma intervenção urgente de reabilitação do seu sistema integrado, de modo a ser recuperada a sua capacidade instalada”, justifica a empreitada o chefe do executivo angolano através do Despacho Presidencial n.º 103/23, de 10 de Maio.

Ao ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, foi delegada competência, com faculdade de subdelegar, para prática dos actos decisórios e de aprovação da tutela, incluindo a elaboração de peças do procedimento e assinatura dos referidos contractos.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados