Isto É Notícia

ACJ convoca XIV Congresso Ordinário da UNITA para final de Novembro deste ano

Partilhar conteúdo

O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, convocou, para final do mês de Novembro deste ano, em Luanda, o XIV Congresso Ordinário da organização política que dirige, após receber parecer favorável da Comissão Política, no último sábado, 30.

Marcado para os dias 28, 29 e 30 de Novembro do corrente ano, o XIV Congresso da UNITA vai, para além de eleger o presidente do partido para os próximos quatro anos, estabelecer a linha política da segunda maior força partidária do país, assim como aprovar e adoptar a estratégia, o programa do partido e seus objectivos.

Em Novembro, os delegados ao congresso vão igualmente rever os estatutos e o programa geral do partido, aprovar os relatórios, assim como eleger a Comissão Política, apreciar a actuação dos órgãos internos e deliberar sobre qualquer questão de interesse do partido.

No comunicado final da XII Sessão ordinária do Comité Permanente, que decorreu entre os dias 29 e 20 de Agosto, em Luanda, a Comissão Política afirma ter “constatado avanços significativos no processo organizativo e logístico, reafirmando o carácter democrático, inclusivo e participativo que caracterizam os Congressos da UNITA”, e que o presidente do partido procederia, naquele mesmo dia, “à sua convocação, em observância aos estatutos e regulamentos do partido”.

O XIII Congresso Ordinário da UNITA, que ocorreu em duas ocasiões, em decorrência da anulação do primeiro acto pelo Tribunal Constitucional, realizado em 2019, teve lugar em Dezembro de 2021 e anotado apenas em Março de 2022, nas vésperas do período de campanha eleitoral das eleições gerais de 2022.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados