Aberto concurso público para privatização do Kero sem opção de compra

O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) anunciou nesta quinta-feira, 15, a abertura do concurso público para a cessão do direito de exploração e gestão da rede de hiper e supermercados Kero, sem opção de compra. A informação foi avançada através de um comunicado do IGAPE a que !STO É NOTÍCIA teve acesso.

O concurso tem como objectivo a concessão do direito de exploração e gestão da referida rede para uma empresa privada, num contrato de dez anos, e inclui 12 lojas, com seis mil metros quadrados de área de venda em média, das quais oito estão localizadas na província de Luanda e quatro nas províncias de Benguela, Huíla e Huambo.

Este procedimento, esclarece a nota do IGAPE, está composto por sete fases, isto é, a fase prévia, na qual é feito o anúncio de abertura do concurso; realização de visitas para os concorrentes às unidades; apresentação e recepção das propostas; realização do acto público; habilitação de concorrentes, análise, avaliação e negociação das propostas e, por fim, a fase da adjudicação e celebração do contrato, prevista para o final deste ano.

O concurso foi lançado através do Despacho Conjunto n.º 2629/21, de 7 de Julho, do Ministério das Finanças e do Ministério do Comércio e Indústria, estando o mesmo aberto à participação de investidores nacionais e internacionais, devidamente qualificados.

Os candidatos devem remeter as suas propostas até às 18h30, do dia 03 de Setembro do corrente ano. A rede de hiper e supermercados Kero é a principal unidade que pertencia ao Grupo Zahara, um grupo empresarial angolano encabeçado pelo ex-vice-Presidente da República Manuel Domingos Vicente, Hélder Vieira Dias ‘Kopelipa’, Leopoldino do Nascimento ‘Dino’ e pelo coronel Manuel Inglês, antigo assistente do general Kopelipa.

Em Outubro do ano passado, o grupo foi confiscado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), passando os bens a favor do Estado angolano, sob tutela do Ministério da Comércio e Indústria.

Bernardo Pires

Bernardo Pires

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *