Isto É Notícia

BFA mantém liderança das transações na BODIVA pelo 3.º ano consecutivo

Partilhar conteúdo

O Banco de Fomento Angola (BFA) continua a ser o maior detentor das quotas no mercado de Bolsas de Dívidas e Valores de Angola (BODIVA), com um montante negociado, em 2021, de 425,31 mil milhões de kwanzas, correspondente a uma quota de mercado de 29,16%.

A informação foi avançada pelo administrador Executivo da BODIVA, Odair Costa, durante a apresentação do Relatório dos Mercados BODIVA, no 3.º Fórum sobre Mercado de Capitais, realizado na última quinta-feira, 10, em Luanda.

De acordo com Odair Costa, dos 68% do mercado da bolsa, detido pelos bancos, perto de 30% é detido pelo BFA, facto que torna o banco, pelo terceiro ano consecutivo, líder das negociações no mercado da bolsa angolana.

O Banco Angolano de Investimento (BAI) aparece na segunda posição, com um montante negociado de 294,21 mil milhões de kwanzas e uma quota de mercado cifrada em 20,21%.

O Fórum, que teve como lema “A Bolsa como Instrumento Catalisador da Economia Real”, serviu também para premiar os principais operadores do mercado em 2021,  nomeadamente o BFA, o BAI, a Standard Bank Angola (SBA), o Millennium Atlântico (BMA) e o Banco de Poupança e Crédito (BPC).

As cinco instituições financeiras representaram cerca de 76,63% das transações do mercado.

Odair Costa fez saber que a bolsa angolana conta com 27 membros, dos quais 23 contribuíram para o montante global negociado a nível dos seus mercados em 2021.

O evento, que contou com a presença de membros do Conselho de Administração da BODIVA, empresários nacionais e estrangeiros, responsáveis de bancos comerciais, associações empresariais, entre outros convidados, serviu igualmente para a premiação dos intermediários financeiros, bem como para o lançamento da 3.ª edição da revista “A Bolsa”.

O Banco de Fomento Angola assumiu a liderança nas negociações nos mercados da Bolsa de Dívida e Valores de Angola pela primeira vez em 2019, altura em que tinha transacionado 282,9 mil milhões de kwanzas e atingido uma quota de mercado de 32,27 por cento.

Bernardo Pires

Artigos Relacionados