Sistema de pagamento instantâneo KwiK regista transferências de quase 600 mil milhões de kwanzas em 2025
O KWiK, nova solução de pagamentos instantâneos, atingiu, em 2025, o montante de 590 mil milhões de kwanzas, em 35 milhões de transferências, avançou, nesta sexta-feira, 30, o Banco Nacional de Angola (BNA).
Na nota, o banco central destaca que estes dados, comparativamente a 2024, indicam um crescimento superior a 100%, em número e montante.
O BNA considera que o crescimento do KwiK “impulsiona o cumprimento dos objectivos da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira (ENIF) 2025-2027”, que visam ampliar o acesso aos serviços financeiros digitais, fomentar a inter-operabilidade entre instituições e reduzir os custos para o consumidor final.
Esta solução financeira digital, lançada em 2024, tem como funcionalidades pagamentos e compras com o Código QR, pagamentos de serviços, pagamentos ao Estado, gestão de comerciantes através da Rede Multicaixa e levantamentos KWiK nos terminais da mesma rede.
“Actualmente, 22 instituições financeiras integram o ecossistema KWiK, incluindo instituições financeiras bancárias e não bancárias. O avanço das adesões por parte das instituições reflecte o dinamismo do Sistema Financeiro Angolano na adopção de soluções digitais de pagamento”, lê-se na nota.
Segundo o banco central, “o desempenho deste sistema demonstra que a digitalização dos pagamentos é uma realidade em franca expansão, constituindo uma base sólida para o reforço da inclusão financeira e o crescimento da economia angolana”.
O KwiK, abreviação de ‘Kwanza Instantâneo’, é um sistema de pagamentos e transferências imediatas, lançado e gerido pelo Banco Nacional de Angola (BNA) em parceria com a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).
Funciona como uma plataforma de inter-operabilidade, permitindo que dinheiro seja enviado e recebido instantaneamente entre diferentes bancos e carteiras digital a qualquer hora do dia.