Isto É Notícia

Morreu Fernando da Piedade Dias dos Santos, antigo Vice-Presidente de Angola

Partilhar conteúdo

Morreu, na tarde desta quinta-feira, 18, em Luanda, aos 75 anos de idade, o antigo Vice-Presidente da República Fernando da Piedade Dias dos Santos ‘Nandó’. A notícia foi confirmada por uma fonte da Clínica Girassol, para onde foi encaminhado “já sem sinais vitais”.

De acordo com informações apuradas, foi solicitado um resgate à Clínica Girassol depois que os familiares encontraram Fernando da Piedade Dias dos Santos no chão da sala de sauna “desacordado”.

A equipa que se deslocou à residência do malogrado não conseguiu precisar quanto tempo Nandó teria permanecido na sala de sauna, já sem os sinais vitais, tendo-o encaminhado para a Clínica Girassol, onde o tentaram reanimar.

A equipa médica afirmou ter encontrado Nandó com trismo — dificuldade ou incapacidade de abrir a boca normalmente devido a uma contração espasmódica e dolorosa dos músculos da mastigação (músculos da face e mandíbula) —, logo “à chegada e [com as] pupilas médio-fixas”.

Durante 40 minutos, os médicos encetaram “manobras de reanimação por se desconhecer tempo de paragem”, porém, o quadro não se alterou, ou seja, não houve qualquer retorno da circulação, tendo a equipa médica declarado óbito às 12h47.

Em comunicado, o executivo destacou a figura de Nandó como “nacionalista”, bem como a “dimensão de homem de Estado”, que serviu “como ministro do Interior, primeiro-ministro, Vice-Presidente da República, presidente da Assembleia Nacional, entre outros cargos”.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados