Isto É Notícia

Canadá. Abatido objecto não-identificado no espaço aéreo

Partilhar conteúdo

As autoridades canadianas anunciaram este sábado, 10, que foi abatido um objecto não identificado, que sobrevoava o noroeste do país, com a ajuda das forças aéreas norte-americanas.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, que disse no Twitter que o objecto que seguia a uma grande altitude “violou o espaço aéreo canadiano”.

“O comando da NORAD [Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte] abateu o objecto sobre Yokon [região no Canadá]. As aeronaves canadianas e norte-americanas foram mobilizadas, e um F-22 dos EUA disparou com sucesso sobre o objecto”, anunciou.

Trudeau acrescentou que as forças do Canadá vão recuperar o objecto, de modo a analisar os destroços.

O anúncio surge depois das recentes tensões diplomáticas entre Estados Unidos e a China, na sequência do abate, na semana passada, de um “balão espião” chinês que sobrevoou o espaço aéreo norte-americano.

Na sexta-feira, um segundo objecto foi abatido pelas forças aéreas dos Estados Unidos, quando este sobrevoava o espaço do Alasca, o estado localizado a ocidente do Canadá.

Após o incidente, o governo dos Estados Unidos decidiu sancionar seis entidades chinesas por considerar que estas “apoiam os esforços de modernização militar da República Popular da China, especialmente aqueles relacionados com programas aero-espaciais”, ligados a questões de inteligência e espionagem.

NOTÍCIAS AO MINUTO

Artigos Relacionados