Isto É Notícia

2.ª edição do ‘Festival Balumuka-Baluarte da Músika’ agendado para Maio de 2023

Partilhar conteúdo

A segunda edição do ‘Festival Balumuka-Baluarte da Músika’ terá lugar entre os dias 24 e 28 de Maio de 2023, no Palácio de Ferro, anunciou a organização do evento. O festival, que vai acolher mais de 25 grupos de música tradicional angolana oriundos de várias províncias do país, vai homenagear o ‘Mestre Kituxi’.

O projecto, dirigido pelo músico Jorge Mulumba, em parceria com a Produtora Onart, visa celebrar a cultura nacional através do qual artistas, produtores de instrumentos, pesquisadores, académicos, instituições do Estado e privadas, assim como a sociedade em geral, abordam de forma abrangente e inclusiva “a diversidade ritmo-musical da estrutura identitária ancestral angolana, enquanto herança imaterial que deve ser preservada e valorizada”.

De acordo com uma nota da orhanização, o evento vai contar igualmente com palestras e oficinas de construção e execução de instrumentos musicais, exposições, fóruns, oficinas, entre outros atractivos.

A 1.ª edição do ‘Festival Balumuka-Baluarte da Músika’ foi marcada por uma homenagem póstuma ao jornalista Amaro Fonseca, um profissional que durante largos anos notabilizou-se na Rádio Luanda, propriamente no programa ‘Balumuka’, servindo como um dos grandes promotores da música tradicional angolana, inclusive para lançar novos artistas oriundos dos mais variados pontos do país.

O ‘Balumuka-Baluarte da Músika’ é um festival que emerge da necessidade de contribuir com mais uma plataforma interventiva em prol da valorização e promoção da música e dos instrumentos tradicionais angolanos.

O projecto, que terá inicialmente periodicidade anual, é uma iniciativa no âmbito da parceria entre o músico e pesquisador Jorge Mulumba e a Produtora Onart, no seguimento do trabalho conjunto que têm vindo a desenvolver nesse sentido desde 2018.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *