Zona Económica Especial assina memorando de entendimento para cooperação estratégica com uma firma dos Emirados Árabes Unidos
A Zona Económica Especial E.P e a firma internacional Arise Integrated Industrial Platforms Ltd (ARISE IIP) assinaram, nesta segunda-feira, 14, no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, um memorando de entendimento para cooperação estratégica, com o objectivo de desenvolver ‘clusters industriais’ ― um conjunto de empresas do mesmo sector no perímetro sob gestão da ZEE.
De acordo com uma nota da ZEE, enviada à redacção deste portal, o memorando estabelece os termos de cooperação entre as duas entidades para a realização de estudos de viabilidade técnica, económica, ambiental e legal, com foco no desenvolvimento de clusters industriais integrados nas reservas industriais da Zona Económica Especial E.P, nomeadamente nas Reservas de Viana e Uala.
Com esta parceria, a ZEE pretende reafirmar “o seu papel enquanto partícipe do processo de atracção de investimento industrial, impulsionando a instalação de empreendimentos estruturantes que acrescentem valor às cadeias produtivas nacionais, fomentem a produção interna e contribuam para a criação de emprego sustentável”.
O referido memorando foi rubricado pelo presidente do Conselho de Administração da ZEE E.P, Manuel Francisco Pedro, e pelo administrador executivo, Amorbelo Vinevala Paulino Sitongua, ao passo que pela ARISE IIP assinou o seu director de operações, Amit Manikchand Agrawal.
“O referido memorando de entendimento tem a duração de 12 meses, podendo ser renovado por mútuo acordo, constituindo uma base sólida para a futura concretização de projectos estratégicos no perímetro da Zona Económica Especial”, lê-se no documento.
Segundo a nota, esta intenção traduz um importante momento na concretização da atractividade e competitividade da ZEE, posicionando-a como um hub industrial de referência na região.
A ARISE IIP é uma empresa internacional com sólida experiência na concepção e implementação de zonas económicas especiais, plataformas logísticas e cadeias de valor industriais integradas, actuando em diversas geografias, com foco no desenvolvimento sustentável.