Isto É Notícia

Volume de divisas compradas pelos bancos comerciais em 2024 atingiu os 10,8 mil milhões USD

Partilhar conteúdo

Os bancos comerciais adquiriram, em 2024, um montante total de 10,8 mil milhões de dólares norte-americanos, um crescimento de mil milhões se comparado com os 9,8 mil milhões de 2023.

De acordo com um comunicado do Banco Nacional de Angola (BNA), saído da última reunião do seu Comité de Política Monetária (CPM), do montante global obtido, cerca de 5,50 mil milhões de dólares norte-americanos foram adquiridos através da plataforma Bloomberg, 1,97 mil milhões através do Tesouro e 953,49 milhões do BNA.

O valor remanescente de 2,39 mil milhões de dólares norte-americanos foi adquirido de clientes diversos que não operam na Plataforma da Bloomberg.

“A taxa de câmbio depreciou-se em 9,12% no ano, face aos 39,2% observados em 2023”, referiu o governador do BNA, Tiago Dias, no comunicado, destacando que “já há algum tempo” que se vem verificando uma estabilização cambial, em 912 kwanzas (0,8 euros) por dólar”.

Tiago Dias sublinhou que, diferentemente de 2023, no ano passado, a situação cambial melhorou substancialmente, apesar de não o suficiente “para corresponder àquilo que são as expectativas dos agentes económicos”.

No que diz respeito às operações de particulares, em Dezembro de 2024, o BNA solicitou aos bancos comerciais que reportassem todas as operações pendentes, tendo, a título excepcional, vendido divisas para atender estes casos.

“De igual modo, sabemos que tem havido muito ruído, particularmente fora do país, e isso pode impactar o ambiente de negócios do país. Também solicitamos para que nos fossem reportadas as operações das companhias aéreas que operam no país e também vendemos divisas para que os bancos comerciais pudessem limpar as operações pendentes das companhias aéreas”, sublinhou.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados