União Europeia vai financiar com 90 milhões de euros quatro novos projectos em Angola
A União Europeia (UE) vai financiar, com um montante equivalente a 80,8 mil milhões de kwanzas (90 milhões de euros), quatro novos projectos em Angola — nos domínios da economia azul, economia circular, sociedade civil e justiça e governança.
A garantia de financiamento dos referidos projectos, no âmbito da cooperação entre a UE e Angola, foi apresentada nesta terça-feira, 20, pela embaixadora da União Europeia em Angola, Rosário Bento Pais, à saída de uma audiência com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
A diplomata disse à imprensa que abordou com a presidente do Parlamento angolano o programa de cooperação com Angola, revelando que a comissária da União Europeia para as Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, que chega a Luanda já nesta quarta-feira, 21, deverá assinar os referidos acordos com o ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme.
“A comissária quando vier vai assinar com o senhor ministro (do Planeamento) quatro convenções de financiamento em quatro áreas que é a economia azul, economia circular, sociedade civil e justiça e governança, num total de 90 milhões de euros”, avançou a diplomata.
A Assembleia Paritária entre a Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP) e a União Europeia, que decorre em Luanda, foi igualmente um dos pontos abordados na audiência.
Angola acolhe, de 19 a 21 deste mês, em Luanda, as primeiras Assembleias Constitutivas da Assembleia Parlamentar Paritária da Organização dos Estados de África, Caraíbas, Pacífico e União Europeia (OEACP-UE).